Toxina Botulínica

Toxina Botulínica

O que é?

A toxina botulínica é uma toxina obtida da bactéria clostidium botulinum. Na aplicação estética, o produto (nome comercial atuais BOTOX ou DYSPORT) encontra-se atenuado e é utilizado para atenuar rugas dinâmicas (de expressão).

A História

As injeções de toxina botulínica têm sido usadas há cerca de duas décadas em crianças e adultos para resolver problemas de espasmos musculares, tanto na face quanto em outras regiões do corpo. O modo de ação é através de um "enfraquecimento" muscular. A toxina bloqueia a chamada "placa motora", impedindo que ocorra a contração muscular.

Como funciona

Na aplicação estética, a toxina botulínica é injetada em concentrações mínimas diretamente no músculo a ser tratado, envolvendo áreas que apresentam rugas dinâmicas (de expressão) causadas pela ação muscular, frequentemente na região frontal (testa), glabela (entre sobrancelhas), periorbital (pés de galinha) e músculo do pescoço.

Esta injeção enfraquece o músculo tratado, impedindo a sua contração e prevenindo contra franzimento, pés de galinha e linhas de expressão que sejam ocasionadas pela ação muscular.

A Técnica

A solução é injetada com um agulha muito fina (agulha de insulina) no músculo a ser tratado, sem necessidade de anestesia, a qual pode até inativar o produto.
Normalmente, resfriamos a área a ser aplicada com máscara gelada para diminuir a possibilidade de hematomas pós-aplicação.

Pré-aplicação

A paciente não deve estar grávida ou amamentando. Não deve estar tomando antibióticos do grupo dos aminoglicosídeos (por exemplo, amicacina).

Pós-aplicação

Sobre a região tratada é colocado um micropore, com o propósito de imobilizá-la durante 4 horas.

Efeitos colaterais e complicações têm sido mínimos. Ocasionalmente, pode ocorrer um discreto edema (inchaço) e/ou equimose (mancha roxa) na área tratada.
Haverá alguma percepção da aplicação por um período curto de 15 dias, em alguns pacientes.

Durabilidade

Por se tratar de ação química, este tratamento não é definitivo, pois o produto perde o seu efeito após 4 a 6 meses. Após este período, nova aplicação poderá ser planejada se o paciente assim o desejar.

Rua Des. Vieira Cavalcanti, 590
Mercês - 80510-090 - Curitiba/PR