Lesões Vasculares

Lesões Vasculares

O que é?

Lesões vasculares: manchas “vinho do porto”, hemangiomas, telangiectasias, angiomas (face) e varicoses (pernas) são constituídas por uma rede de vasos sanguíneos que deixam a superfície da pele na tonalidade rosa, vermelha e púrpura.

Tratamento a laser

O raio laser, emitido pelo aparelho através de sua luz, pode destruir seletivamente os vasos (hemoglobina) e vem sendo utilizado com sucesso no tratamento das lesões vasculares.

Pós-aplicação - Vasos da Face

1) Sensibilidade e dor: Você poderá experimentar uma leve sensação de queimação na área tratada durante algumas horas após a aplicação do laser. Caso sinta alguma dor ou desconforto, tome Acetoaminofen. Não aplique substâncias abrasivas ou outros medicamentos sem autorização de sua médica. Não aplique bandagens.

2) Compressas: Aplique compressas frias de camomila durante as primeiras duas horas.

3) Crostas: Poderá ocorrer a formação de finas crostas. Se isto acontecer, limpe a área com água e sabonete neutro, duas vezes ao dia, seguido da aplicação de pomada antibiótica. Repita este procedimento por uma semana.

4) Hematomas ou ecmoses: Estas alterações, caso elas apareçam, desaparecem gradativamente em 7 a 10 dias. Não há necessidade de tratamento, mas se quiser, pode usar pomada ou gel para roxos.

5) Bolhas: Se houver bolhas, aplique compressas úmidas e frias de camomila.

6) Escurecimento (hiperpigmentação): Se houver, tende a desaparecer espontaneamente em 2 a 6 meses. Esta reação é mais comum em pessoas de pele morena e pode piorar, caso a região tratada seja exposta ao sol. Neste caso, normalmente, usamos produtos clareadores.

7) Clareamento (hipopigmentação): Rara, porém pode ocorrer em uma área submetida a vários tratamentos. Tende a normalizar em 3 a 6 meses.

8) Cicatrizes: São extremamente raras, mas podem ocorrer em caso de lesão da pele. Seguindo rigorosamente todos os cuidados pós operatórios, diminui-se as chances de sua ocorrência.

9) Maquiagem: Pode ser aplicada maquiagem logo após o procedimento a laser. Porém se ocorrerem crostas, aplique a pomada antes da maquiagem.

10) Sol: Mesmo mantendo-se longe do sol, utilize filtro solar FPS 20 passado 30 minutos antes de sair de casa e repassando a cada 3 horas. Isto deve ser feito durante e após o tratamento.

11) Resultado Final: O clareamento é visto em geral após 2 a 6 semanas.

Pós-aplicação - Vasos da Perna

Valem as mesmas instruções para vasos de face (menos maquiagem) e mais:

1) Curativo: Não será aplicado curativo.

2) Hidratação: Após uma semana, mantenha a área bem hidratada.

3) Exercícios físicos: Poderão ser reiniciados após uma semana.

Rua Des. Vieira Cavalcanti, 590
Mercês - 80510-090 - Curitiba/PR