Lesões Pigmentadas e Tatuagens

Lesões Pigmentadas e Tatuagens

O que é?

São manchas marrons, azuladas ou acinzentadas causadas por depósito de células pigmentadas em vários níveis da pele. São conhecidas como manchas de nascimento, manchas solares, manchas senis e incluímos aí as tatuagens multicoloridas.

Tratamento a laser

O raio laser, QS 532, QS 755 e QS 1064, através de sua luz, pode destruir seletivamente as células pigmentadas sem causar danos à pele normal. Para tatuagem o QS 532 pega as cores amarela, vermelha e laranja, o QS 755 o verde e o QS 1064 as cores preta e azul.

Pré-aplicação

1) Anestesia: alguns pacientes sentem um leve desconforto sem necessidade de anestesia, enquanto outros requerem creme anestésico previamente aplicado ou anestesia local injetável.

2) Sol: mantenha-se fora do alcance do sol nas 2 a 3 semanas que antecedem as aplicações.

Pós-aplicação

1) Sensibilidade e dor: você poderá experimentar uma leve sensação de queimação na área tratada durante algumas horas após a aplicação do laser. Caso sinta alguma dor ou desconforto, tome analgésico comum. Não aplique substâncias abrasivas ou outros medicamentos sem autorização. Não aplique bandagens.

2) Compressas: aplique compressas frias de camomila durante as primeiras duas horas se necessário.

3) Crostas: poderá ocorrer a formação de finas crostas. Se isto acontecer, limpe a área com água e sabonete neutro, duas vezes ao dias, seguido da aplicação de pomada com antibiótico ou Betantol Derma. Repita este procedimento por uma semana.

4) Hematomas ou equimoses: estas alteração, caso elas apareçam, desaparecem gradativamente em 7 a 10 dias. Não há necessidade de tratamento, mas se quiser, pode usar pomadas ou gel especiais.

5) Bolhas: se houver bolhas, aplique compressas úmidas e frias de camomila.

6) Escurecimento (hiperpigmentação): se houver, tende a desaparecer espontaneamente em 2 a 6 meses. Esta reação é mais comum em pessoas de pele morena e pode piorar, caso a região tratada seja exposta ao sol. Neste caso, normalmente, usamos produtos clareadores.

7) Clareamento (hipopigmentação): r ara, porém pode ocorrer em uma área submetida a vários tratamentos. Tende a normalizar em 3 a 6 meses, porém, em alguns casos, são permanentes.

8) Cicatrizes: são extremamente raras, mas podem ocorrer em caso de lesão da pele. Seguindo rigorosamente todos os cuidados pós-operatórios, diminui-se as chances de sua ocorrência.

9) Maquiagem: pode ser aplicada maquiagem logo após o procedimento a laser. Porém se ocorrerem crostas, aplique a pomada antes da maquiagem.

10) Sol: abstenha-se do sol por 4 semanas. Mesmo mantendo-se longe do sol, utilize filtro solar FPS 20 passado 30 minutos antes de sair e repassando a cada 3 horas. Isto deve ser feito durante e após o tratamento.

11) Intervalo das sessões: as sessões de aplicação do laser são realizadas a intervalos de 6 a 8 semanas.

Resultado final

Para cada tipo de mancha a quantidade de aplicações e a previsão de clareamento varia, sendo que em alguns casos o clareamento pode continuar ocorrendo por até 6 meses após o tratamento.

Rua Des. Vieira Cavalcanti, 590
Mercês - 80510-090 - Curitiba/PR