Rinoplastia

Rinoplastia

O que é?

A rinoplastia ou cirurgia de nariz pode ser somente estética ou associada a correções funcionais, como desvio de septo ou hipertrofia de cornetos.

Existe um equilíbrio estético entre o nariz e a face que deve ser estudado, a fim de que se possa dar ao nariz a melhor forma possível.

O que você precisa saber

1) Cicatriz: Não existe cicatriz aparente na cirurgia estética do nariz, uma vez que as incisões (cortes) são feitas dentro do nariz. Em casos especiais, como por exemplo nas reduções das asas nasais, existem duas pequenas cicatrizes nas mesmas, praticamente imperceptíveis.

2) Anestesia: Pode ser local com sedação ou geral, conforme indicação do anestesiologista.

3) Tempo cirúrgico: De uma a duas horas.

Pré-operatório

1) Exames complementares a serem especificados.

2) Fotografia da região. A sessão fotográfica é importante para avaliação, programação cirúrgica e documentação.

3) Compareça na clínica no dia e horário combinados, de preferência acompanhada, principalmente se a cirurgia for ambulatorial.

4) Não leve para a clínica jóias e outro objetos de valor.

5) Não pinte as unhas.

6) Qualquer intercorrência como doenças (gripe, febre, infecção) ou outros motivos que acarretem a suspensão da cirurgia, avise com antecedência.

7) Pode ser feito uso de Arnica para evitar equimoses (roxos). Este deve ser iniciado de uma semana a dez dias antes da cirurgia. Faça uma avaliação com o clínico para orientação de medicações pré-operatórias importantes na cicatrização e equilíbrio do organismo, visando uma melhor recuperação.

Cuidados

1) Jejum de no mínimo 6 horas antes do início da cirurgia.

2) Medicação para hipertensão e outras doenças deve ser informada para posterior orientação.

3) Não tome medicação que contenha ácido acetil salicílico (ex.: AAS, Ronal, Buferin, Aspirina), uma semana antes e uma semana após a cirurgia porque aumenta o sangramento.

4) Medicação para emagrecimento deve ser suspensa 15 dias antes da cirurgia.

5) Não fume 15 dias antes e 15 dias após a cirurgia. Que tal aproveitar para parar de fumar?

Pós-operatório

1) Dor: Não é muito importante.

2) Tempo de Internamento: Variável de algumas horas a 24 horas após a cirurgia.

3) Curativos: Compressas de água boricada gelada ou chá de camomila frio sobre as pálpebras durante as primeiras 48 horas após a cirurgia.

4) Banho: Com o cuidado de não molhar a região do nariz por 7 dias.

5) Alimentação: Normal.

6) Equimoses (roxos): Pode fazer uso de pomada própria para eliminar roxos.

7) Edemas (inchaço): É normal a permanência de edema externo (inchaço) até 3 a 4 meses após a cirurgia. No entanto, o edema é mais importante nos primeiros 2 meses, quando recomendamos não usar óculos de grau ou de sol.

8) Esforços Físicos: Ginástica ou esportes são recomendados com cuidado após 30 dias para que não ocorram traumas nasais.

9) Sol: Não se exponha ao sol durante 30 dias. Recomendamos a utilização de filtro solar de proteção 20 ou mais neste período.

10) Repouso: Nos primeiros dias, o repouso deve ser feito com a cabeceira elevada (dois travesseiros). Mantenha-se de preferência com a face voltada para cima evitando, desta forma, o decúbito lateral.

11) Funções respiratórias: Raramente as funções respiratórias ficam prejudicadas após a cirurgia. Alguma dificuldade pode ocorrer no pós-operatório imediato devido ao edema ou a presença de crostas.

12) Maquiagem: É permitida.

13) Hidratação e Drenagem: Pode ser feita a hidratação da pele e a realização de massagens que ajudam no processo de recuperação.

14) Sensibilidade: Existe sensibilidade aumentada na região do nariz operado, porém sem dor e melhora após 2 meses.

Será que isto vai desaparecer?

Toda cirurgia envolve um período próprio de recuperação. Dê tempo ao tempo, que seu organismo se encarregará de dissipar pequenos transtornos que infalivelmente chamarão a atenção de alguma pessoa que não se furtará à observação: "Será que isto vai desaparecer?" Não deixe de nos transmitir qualquer tipo de preocupação. Daremos os esclarecimentos necessários para sua tranquilidade.

Resultado final

Inicialmente, durante os primeiros quatro meses pós-cirúrgicos, a região apresenta-se um pouco edemaciada (inchada), mas com o passar do tempo, vai havendo uma acomodação gradativa de tecidos orgânicos. A partir do quarto mês acontece nova sessão fotográfica para comparação do pré e pós-operatório (antes e depois). Esta reavaliação que poderá indicar a necessidade de algum retoque, procedimento este considerado comum em cirurgia plástica, deverá ser realizado após o 6º mês e no prazo máximo de 10 meses após a cirurgia.

Rua Des. Vieira Cavalcanti, 590
Mercês - 80510-090 - Curitiba/PR