Lipoaspiração

Lipoaspiração

O que é?

Lipoaspiração é uma técnica em cirurgia plástica que possibilita a retirada de gordura localizada. No processo de lipoaspiração convencional introduzimos, através de um pequeno orifício, uma cânula de mais ou menos 3 mm de diâmetro na região determinada no corpo e, por movimentos de vai-e-vem, retiramos a gordura.

Laserlipólise é menos traumática?

Hoje, contamos com um grande avanço tecnológico na técnica de lipoaspiração. Trata-se da laserlipólise , que é a lipoaspiração com o auxílio do laser. A cânula, de apenas 1 mm, tem um laser na extremidade que, ao atingir a célula de gordura, rompe-a e torna a aspiração da gordura líquefeita bem mais fácil. É um processo menos traumático, possibilitando menos hematomas (roxos), menos edemas (inchaço), menor sangramento e menos dor pós-operatória. Há maior homogeneidade de resultado. A grande revolução desta técnica é a retração da pele em áreas mais flácidas como abdome, braços, axila, coxa interna, escapular.

Lipoescultura

A lipoescultura, trata-se da retirada de gordura de algumas áreas mais proeminentes para a reinjeção da mesma em regiões com depressão ou falta de volume. Neste caso, é necessário realizar a lipaspiração convencional porque necessitamos de gordura integral para injetar nas áreas a serem preenchidas.

Importante lembrar que utilizamos a lipoaspiração somente para gorduras localizadas em regiões onde não exista flacidez. E mais: a lipoaspiração não trata a celulite.

Boa notícia: a gordura aspirada não retorna. A quantidade de células gorduras diminui e as restantes não se multiplicam. Se temos um volume X e deixamos Y depois da lipaspiração, sempre será mantido este volume Y. Mesmo que o paciente engorde, ele manterá o mesmo contorno deixado pela lipoaspiração.

Pré-operatório

1) Exames complementares a serem especificados.

2) Fotografia da(s) região(ões) a serem lipoaspiradas, é importante para avaliação, programação cirúrgica e documentação.

3) Providencie um modelador (cinta) e leve-o à clínica no dia da cirurgia.

4) Compareça na clínica no dia e horário combinados, de preferência acompanhado(a).

5) Não leve para a clínica jóias e outros objetos de valor.

6) Não pinte as unhas.

7) Qualquer intercorrência como doenças (gripe, febre, infecção) ou outros motivos que acarretem a suspensão da cirurgia, avise com antecedência.

8) Pode ser feito uso de Arnica para evitar equimoses (roxos). Este deve ser iniciado de uma semana a dez dias antes da cirurgia. Faça uma avaliação com o clínico para orientação de medicações pré-operatórias importantes na cicatrização e equilíbrio do organismo, visando uma melhor recuperação.

Cuidados

1) Jejum de no mínimo 6 horas antes do início da cirurgia.

2) Medicação para hipertensão e outras doenças deve ser informada para posterior orientação.

3) Não tome medicação que contenha ácido acetil salicílico (ex.: AAS, Ronal, Buferin, Aspirina), uma semana antes e uma semana após a cirurgia porque aumenta o sangramento.

4) Abandone medicamentos para emagrecimento 15 dias antes da cirurgia.

5) Não fume 15 dias antes e 15 dias após a cirurgia. Que tal aproveitar para parar de fumar?

Pós-operatório

1) Dor: Não é significativa, porém a sensibilidade é individual.

2) Tempo de Internamento: Geralmente, de 24 a 48 horas ou ambulatorial.

3) Curativos: Curativo com atadura logo após a cirurgia, o qual será trocado no primeiro dia por modelador.

4) Banho: Banho de chuveiro, 24 horas após a alta. Seque o micropore com secador de cabelo.

5) Alimentação: Normal.

6) Esforços Físicos: São permitidos, inclusive dirigir.

7) Retirada dos pontos: Após 7 dias.

8) Modelador: Uso constante , dia e noite, durante 30 dias.

9) Sol: Exponha ao sol somente após um mês.

10) Massagem: É recomendada a massagem suave de drenagem linfática durante 2 meses, a qual auxilia na recuperação diminuindo o edema (inchaço) mais rapidamente e ajudando na dissolução de pequenos hematomas.

11) Sensibilidade: Normalmente, ocorre uma diminuição da sensibilidade da região. A recuperação é gradativa.

Será que isto vai desaparecer?

Toda cirurgia envolve um período próprio de recuperação. Dê tempo ao tempo, que seu organismo se encarregará de dissipar pequenos transtornos que infalivelmente chamarão a atenção de alguma pessoa que não se furtará à observação: "Será que isto vai desaparecer?" Não deixe de nos transmitir qualquer tipo de preocupação. Daremos os esclarecimentos necessários para sua tranquilidade.

Resultado final

No início, pouco se percebe o resultado da operação devido ao edema (inchaço). No entanto, conforme a região vai desinchando e as áreas tomando consistência normal, percebe-se cada vez mais a diferença. O resultado final aparece normalmente em torno do segundo mês pós-operatório.

Consideramos o resultado definitivo a partir do quarto mês, quando então realiza-se nova sessão fotográfica para comparação do pré e pós-operatório (antes e depois). Esta reavaliação pode indicar a necessidade de algum retoque, procedimento considerado comum em cirurgia plástica, principalmente se era grande o volume a ser lipoaspirado. Havendo esta necessidade, o retoque deve ser realizado após o 6º mês e no prazo máximo de 10 meses após a cirurgia.

Rua Des. Vieira Cavalcanti, 590
Mercês - 80510-090 - Curitiba/PR